Falaremos sobre Gestão de Projetos, Microsoft EPM, Sistemas de Informações Gerências e coisas positivas

 Ola Pessoal,
 
Na INFO Corporate desse mês mostra um case, dê uma olhada:
"
No fim de 2006, a Companhia Energética de Goiás (Celg) conseguiu solucionar um problema que havia se tornado crônico: o gerenciamento de seu parque de PCs, composto por 2 200 computadores distribuídos em 246 municípios do estado onde a empresa mantém agências. Em vez de enviar técnicos a cada unidade para checar as versões dos programas instalados e fazer correções de configuração, a companhia adotou o aplicativo Microsoft Systems Management Server (SMS), para gestão remota de inventário. O resultado foi economia anual de 77% nos custos de manutenção, de acordo com Fernando de Castro Quinta, superintendente de informátca da Celg. "Antes, faltava agilidade para manter um bom nível de atendimento. Agora, com o controle de inventário, sabemos o que há nas máquinas e podemos prestar suporte remotamente", diz Quinta. Era preciso uma ferramenta para fazer o inventário dos PCs, manutenção remota e
instalação de patches de segurança de maneira automática. Em relação ao aplicativo SMS, havia a vantagem da fácil integração, já que a rede é baseada na plataforma Windows, e o fato de que à época a companhia tinha adquirido um pacote de atualização do Windows 2003 Server para os servidores e, para as estações de trabalho,Windows XP e aplicativos do Office. Dessa forma, a implantação do SMS ocorreu sem custo adicional nem necessidade de licitação.
Outro cuidado para evitar problemas de disponibilidade é realizar as tarefas de manutenção remota em blocos. A equipe de TI escolhe um segmento da rede, que pode ser uma região do estado ou um determinado perfil de usuários. Ao disparar o SMS, o programa localiza cada máquina de acordo com seu número IP, faz a varredura e traz as informações. Com isso, tem-se o inventário de hardware e software da máquina. No caso de uma atualização, o sistema faz a instalação a distância. Para tanto, as máquinas precisam ficar ligadas. Quando um usuário aciona o help desk relatando um problema em sua máquina, o técnico acessa remotamente o equipamento. Caso seja um problema de configuração ou de software, ele pode ser resolvido de imediato.

A Celg também registrou queda de 30% nos incidentes de segurança, além de um aumento médio de 50% na performance das máquinas. Como antes não havia controle de inventário, muitos equipamentos continham softwares não autorizados ou desnecessários." Havia programas de CAD instalados que raramente eram usados. Com a desinstalação, a performance das máquinas melhorou muito", afirma Castro. Ponto para o gerenciamento.  >SOFTWARE DE INVENTÁRIO Microsoft SMS 2003
>SERVIDORES 50
>SISTEMA OPERACIONAL Windows 2003 Server nos servidores e Windows XP em 2200 estações
>BANCO DE DADOS SQL Server
>EQUIPE DE TI 126 profissionais
>USUÁRIOS DE TI 3 600
"

Fonte:INFO CORPORATE( http://info.abril.com.br/corporate/edicoes/46/conteudo_241323.shtml )

Eduardo Freire
Administrador/Desenvolvedor Web
Especialização em Gestão de Projetos de Investimentos ENSP/FIOCRUZ
MSP ( Microsoft Student Partner)
Adobe/Macromedia Certified Official Dreamweaver 8
Associado ABRAWEB

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: