Falaremos sobre Gestão de Projetos, Microsoft EPM, Sistemas de Informações Gerências e coisas positivas

Ola Pessoal,
 
Não sou o Thiago everton mas estou encaminhando uma noticia muito boa que li no IDG Now!!
Semana passada estava falando do dimensioanmento do projeto qu estou trabalhando no estado e me veio exatamente um ideia meio louca dessa, aí juntar tecnologias menos "robustas", mas mais baratas e "verdes".
Num é que os caras fizeram isso, veja so:

Microsoft constroi servidores usando processadores de PCs ultraportáteis

 

Framingham – Mesmo com potência menor, capacidade de resfriamento do chip Atom poderia garantir menor consumo de energia em data centers.

SELO_PEQUENO.jpgA Microsoft está testando processadores Atom, usados baiscamente em netbooks, em servidores de baixo consumo.

Apesar de lento se comparado às CPUs de múltiplos núcleos, os processadores Atom, voltados para netbooks, oferecem menor consumo de energia para executar e para se resfriar – menos de um vigésimo da energia exigida por processadores convencionais, de acordo com Jim Larus, diretor de arquitetura de software da Microsoft Research (o vídeo de Larus pode ser assistido no YouTube).

"Eles não são muito potentes. Logo, seriam necessários muitos desses servidores em um data center. Porém, visto que cada um consome muito menos energia, o data center como um todo pode ser mais eficiente e realizar mais tarefas com o mesmo montante de energia", disse ele.

Operadores de data centers atualmente estão cientes de que o custo da energia para abastecer um data center é, de longe, maior que o custo do hardware do servidor.

No vídeo, Larus apresenta um protótipo de um rack de servidor sustentando 50 sistemas Atom, que, por causa do baixo aquecimento, não exige um ventilador muito potente para resfria-los. O sistema pode chegar a ser usado nos massivos data centers da Microsoft, substituindo os servidores convencionais.

Dave Ohara, consultor que escreve o blog Green Data Center, disse que as CPUs Atom podem entrar em modo de hibernação e voltar a trabalhar rapidamente o que reduziria em muito o consumo de energia e poderia ser bastante útil para pequenas e médias empresas. Julgando pelo preço dos netbooks com processador Atom pelos preços de 300 ou 400 dólares, as racks de servidores baseados em Atom podem ser opções mais baratas do que os servidores atuais, completou.

Eric Lai, editor da Computerworld, dos EUA
 
URL: http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/999/12/31/microsoft-constroi-servidores-usando-processadores-de-pcs-ultraportateis/

Adm. Eduardo Freire, Esp., MCTS, MSP, MBA
Coordenador do Nucleo de Projetos e TI-SSAS-Sobral
Consultor de TI – UCP BID/SESA

PMI | Member Government SIG
Articulista Linha de Código e Revista CStore
Membro do User Group OfficeCE
Blog: http://blog.interface.eti.br
 


Diversão em dobro: compartilhe fotos enquanto conversa usando o Windows Live Messenger.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: