Falaremos sobre Gestão de Projetos, Microsoft EPM, Sistemas de Informações Gerências e coisas positivas

O que é EPM parte 3 de 3?

Olá Pessoal,

Nesse último post sobre a série EPM. Vamos focar no 2010. Conforme já tinha comentado em alguns posts no Twitter, na versão do Microsoft Project Server (PS) 2010 a dependência do Microsoft SharePoint Server 2010 edição Enterprise é completa e total, pois agora o PS 2010 é uma aplicação do MSS 2010. Quando a Microsoft lançou as 2007 versões desses produtos, eles estavam vivendo juntos, mas agora estão casados conforme @MSProjectExperts.

Apesar de que a exigência de SharePoint Enterprise levantou um ponto importante, que seria o preço para Microsoft EPM, mais do que se torna exequível frente às benefícios da plataforma de colaboração, BI, Gestão de Documentos e as infinidades de possibilidade dessas que sem sombra de dúvida é melhor ferramenta do mercado. Para vocês terem ideia, nos últimos dois projetos de EPM 2010 que estamos executando, o fator decisivo para escolha da plataforma Microsoft EPM, foram as funcionalidades do Share Point 2010(http://bit.ly/d3SadV). Até mesmo alguns concorrentes com o Oracle Primavera “conectam-se” a ele.

Assim como Windows 7, o Project Server 2010 passou com um processo de colaboração da comunidade e de clientes na sua reformulação. Isso impacta em dizer que o Microsoft EPM 2010 não é somente o que a Microsoft ou PMI pensam sobre Gerenciamento de Projetos Corporativos, mas sim o que a comunidade e clientes têm como demanda. Nisso focaram investir em 08 áreas:

Gerenciamento de Demanda

Proporciona a habilidade para capturar e gerenciar propostas de projetos centralizado num local e gerenciar as solicitações através de um ciclo de vida de Governança definidos através de fluxos de trabalho gerenciáveis pelos usuários. Isso de fato melhora substancialmente as formas e/ou metodologias que as empresa adotam para cada projeto. Como por exemplo: Projeto de Software, Projeto de Implantação de um ERP, conforme exemplo que utilizei do EPM num nuvem de um parceiro dos EUA (ou será na Europa, não sei, nem meu cliente quer saber.), ele precisa de Nível de Serviço (SLA) e disponibilidade e custeio aceitável:

  

Conforme acima você visualiza alguns modelo de Propostas de Proposta com todo o seu Fluxo de Trabalho (workflow) pré-estabelecido e definido. É esse demostrados com elipse amarela.

 

Agora esta demostra qual processo está “parado” em que data foi feito e por quem foi feito.  Costumo dizer nos clientes que agora que quem esta na execução, passa a de fato “fazer uma cobrança” e participação mais efetiva dos tomadores de decisão, isso tem se mostrado extremante positivo. Podemos nos aprofundar em outros posts.

Análise de Portfólio

Como o próprio nome, vai possibilitar analisar propostas de projetos em relação as definições de negócio, incluído alinhamento estratégico, restrições de custo e recursos, bem como outro atributo que os usuários definirem com direção do BI para decisão e seleção de projetos para execução. Nesse ponto fica claro que ferramenta vai ajudar a empresa a definir, por exemplo, na criação a qual área pertence e se aquilo vai esta alinhado com o Planejamento Estratégico. Mas se sem a ferramenta a empresa não faz isso, então o simples fato de colocar essa responsabilidade a um Sistema de Informação com o Microsoft EPM, não garantir que o que não realidade na sua organização de fato torne-se realidade.

Gerenciamento de desenvolvimento corporativo e melhor experiência do desenvolvedor

Aqui vou ater-me ao fato da nova padronização em Ajax e da remoção da dependência de active-X, tornou-se de fato a experiência de desenvolvimento mais fácil e fornecendo leitura/escrita na API para Portfolio Management Services. Quando a utilização de Ajax melhorou FORTE a experiência do usuário e quanto a leitura em outros browsers e ambientes (Linux e Apple), fiz alguns teste com Santiago (@lsantiagos) e realmente a restrição a somente o ambiente do Internet Explore é fato.

Meta-dados Corporativos e Inteligência de Negócios (BI):

Com a melhoria (Excel Services) e Central de BI no Share Point, proporcionada pela integração da ferramenta Performance Point Service para gerenciamento de Indicadores de Performance KPI´s-Key Performance Indicators. Sonho de 11 em cada 10 PMO´s, mas faço um questionamento hoje você já faz isso de alguma forma? Pense nisso. Pois a prática demonstra que depois de um absorção de fato e UTILIZAÇÃO do Microsoft EPM 2010, ai de fato penso em KPI´s. Claro para usuários avançados de Excel e agora com add-in Power Pivot (www.powerpivot.com) e um e-book Free (www.mrjerez.net/e-book-powerpivot). Quem tiver interesse segue esses Thiago @Zavaschi e Thiago Soares (http://thiagocsoares.wordpress.com/).

Evolução de tarefas e tempo.

Um esforço para tornar o tempo e o controle de tarefas mais flexível e mais robusto, utilizando a página tarefas e Quadro de Horário (timesheet) no Project Web App (Antigo Project Web Access). Assim como modo de Entrada Simples os usuários podem submeter o tempo e progresso da tarefa.

Gerenciamento de Projetos Avançado

Permite a capacidade para tarefas de gerenciamento de projeto sem a exigência de cliente de Project Professional, possibilitando a publicação de projetos nos sites do Share Point ao invés do Project Server, e permitindo melhor colaboração de agendamento de tarefas do projeto.

Como podemos perceber tivemos algumas mudanças e/ou consolidação de recursos dos produtos que melhoram MUITO e ferramenta Microsoft EPM 2010. Bem basicamente era isso para alinhar sobre EPM como você seria isso. Conto com comentário e feedbacks, pois de fato são os fatores motivadores de continuarmos.

Grande abraço

@eduardofreire

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: